MUITAS REPETIÇÕES GERAM HIPERTROFIA?
- Santiago Paes
- 23 de mai. de 2016
- 1 min de leitura

Se eu fizer muitas repetições ao invés de poucas vou definir? Muitas pessoas ainda acreditam que essa frase é um lema! Entretanto a ciência nega isso.
O processo de hipertrofia muscular (aumento da secção transversa do músculo esquelético) é mediado principalmente por 3 fatores: contração muscular, atividade nutricional e sinalização hormonal.
Schoenfeld e colaboradores (2015), avaliaram a capacidade de gerar hipertrofia de 2 tipos de metodologias de treinamento: muitas repetições e pouco “peso” (25-35rept) vs poucas repetições e muito “peso” (8-12repts). ambos protocolos de treino foram realizados em 3 séries entre 7 diferentes exercícios de musculação. o resultado demonstrou que ambas as formas de treinamento geraram os mesmos efeitos hipertróficos em atletas bem treinados, desde que as séries sejam realizadas até a falha concêntrica (até você nobre mancebo marombeiro sentir que o músculo “tá queimando” e dizer pro seu professor “deu, não dá pra fazer mais!”. é bom ressalvar, que no que tange as adaptações relacionadas ao ganho de força, somente o método de “poucas repetições foi capaz de melhorar a força dos praticantes! A adoção da diversidade de métodos ao longo dos anos de treinamento, podem melhorar a motivação para treinar, equilibrar o desempenho diante de períodos de dietas restritivas e etc.
Portanto valorize os métodos de treino e as estratégias que seu professor ou personal trainer, estabelece pra você, ao longo das semanas, meses e anos. e além disso, questione os princípios dos quais ele está se baseando para elaborar tal programa.
Referência: Schoenfeld bj et al. effects of low- vs. high-load resistance training on muscle strength and hypertrophy in well-trained men. j strength cond res. 2015 oct;29(10):2954-63.
Comentários