top of page

MUITAS REFEIÇÕES DIÁRIAS AUMENTA O METABOLISMO?

  • Santiago Paes
  • 23 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Realizar muitas refeições diárias aumenta o metabolismo? A resposta é não! A taxa metabólica diária (o quanto de energia seu corpo precisa diariamente para manter o seu peso corporal) é intimamente associado a 3 fatores: Taxa metabólica de repouso (energia necessária pra manter suas funções vitais, cuja quantidade de massa muscular é o principal “consumidor de energia”) Efeito termogênico dos alimentos e gasto energético oriundo da prática de exercícios físicos. São esses fatores que vão determinar se você irá engordar ou emagrecer. Aumentar o número de refeições ao longo do dia, não demonstra ser um ativador metabólico. É o que o consenso publicado na International Society of Sports Nutrition relata. Além disso, o aumento da frequência de refeições não demostra ser capaz de mudar a composição corporal (massa muscular e percentual de gordura) em indivíduos sedentários. porém, contudo, entretanto, todavia, Meta análise atual de Schoenfeld, demonstrou que em se tratando da morfologia corporal de indivíduos atletas ( Você sabe o que é ser atleta?) o consumo de 5 ou mais refeições mostra-se capaz de melhorar a massa muscular e de gordura. Apesar de apresentar limitações (estudos com indivíduos sedentários, cercamento do consumo de proteínas e análise do efeito térmico dos alimentos e relação com apetite) ENTRETANTO, em pessoas que não são ATLETAS, o aumento da frequência de refeições diárias mostra-se capaz de ajudar a diminuir a fome e melhorar o controle orexígeno (apetite). Além disso, apresenta efeito positivo na melhora dos níveis de insulina e colesterol total, especialmente na redução de LDL. Ademais, caso o consumo de #proteínas esteja ajustado, o aumento de refeições durante períodos de dietas hipoenergéticas pode ajudar a preservar contra a perda de massa muscular.

É importante que profissionais (educador físico, nutricionista, médico) que trabalham com pessoas cujo objetivo seja principalmente emagrecimento e melhora da composição corporal, entendam de fato quais são os principais mediadores das respostas metabólicas para que as intervenções sejam eficientes, seguras, saudáveis e individualizadas.


Referência: Schoenfeld BJ et al.Effects of meal frequency on weight loss and body composition: a meta-analysis. Nutrition ReviewsVR Vol. 73(2):69–8214 January 2015 La Bounty et al. International Society of Sports Nutrition position stand: meal frequency. J of ISSN, 2011, 8:4.

 
 
 

Comentários


DESTAQUE
RECENTES
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2016 por CITIUS - EXERCÍCIO NUTRIÇÃO E RESULTADO

bottom of page