GANHO E PERDA DE PESO E EIXO NEUROENDÓCRINO
- Santiago Paes
- 30 de out. de 2016
- 2 min de leitura

O ganho/perda de peso depende entre muitos fatores da interação entre órgãos endócrinos periféricos e centrais (sistema nervoso central). A homeostase energética ( queima de gordura e glicose) depende desse controle. Essa complexa integração equilibra vias de apetite/fome a regular o equilíbrio metabólico oriunda de sinais nutricionais (principalmente lipídios e carboidratos) e hormônios tanto do trato gastrointestinal (regulação de curto prazo) quanto de outros órgãos (pâncreas, adrenais, tireoide).
A longo prazo, um hormônio sintetizado pelo tecido adiposo chamado leptina, é considerado um dos principais mediadores do comportamento alimentar (apetite/saciedade/fome), gasto energético ( é por isso que o quanto você queima de gordura não depende necessariamente do quanto você gasta de energia através do exercício) e modular o termômetro inflamatório/anti-inflamatório.
O principal liberador desse hormônio é o tecido adiposo, contudo quanto maior é a quantidade de tecido adiposo ou inflamação do seu corpo, MENOR é sua ação. Ou seja, existe uma concentração ideal e equilibrada para que sua função seja ótima ( Mesma coisa do exercício e alimentação, existe uma dose ótima para ambos, para saber qual é a melhor para você consulte seu personal e nutricionista).
Para se ter uma ideia de sua importância (lembre-se que o exercício melhora todas elas) ela sinaliza o quanto outros hormônios devem ser secretados (TSH-T4,T3; FSH/LH-estrógenos e andrógenos (como testosterona); ACTH-cortisol; GH-IGF-1; Insulina, Catecolaminas (nora e adrenalina). Além disso, tem uma ação direta sobre o quanto seu sistema imune será eficaz e também o quanto sua atividade nervosa simpática funcionará ( um dos motivos da hiperleptinemia causar hipertensão arterial e diabetes).
Está conseguindo entender que a perda de peso será otimizada quando você regular esses eixos? Portanto não pense em balança, pense em aderência ao estilo de vida saudável. Existem somente 2 dias que você não pode fazer nada, ONTEM E AMANHÃ.. O hoje é o agora, MOVA-SE!
Kershaw EE , Flier JS. Adipose tissue as an endocrine organ. J Clin Endocrinol Metab 2004; 89 (6) : 2548 – 2556.
Comentários