DUPLIQUE RESULTADOS COM APENAS UMA SÉRIE
- Renato Bianchini
- 19 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Você acredita que apenas uma série pode até duplicar os seus resultados? Aparentemente se você souber como executá-la isso é possível. Um estudo publicado no Jornal Europeu de Fisiologia Aplicada, mostrou o valor que apenas uma série até a exaustão pode ter quando executada antes do treinamento. Os resultados obtidos no estudo são muito promissores e de extrema aplicabilidade ao cotidiano de praticantes de musculação.

RESULTADOS DO ESTUDO
O grupo de cientistas concluiu que apenas uma série até a exaustão, 30 segundos antes de iniciar o treino, foi o suficiente para aumentar a hipertrofia, a força e a resistência muscular localizada. As análises sugeriram um aumento quase duas vezes maior no quadríceps de quem executou a série adicional. A resistência muscular aumentou aproximadamente 16% a mais e a força muscular 18% a mais para este mesmo grupo quando comparado ao grupo que apenas seguiu o protocolo tradicional de treinamento.
COMO O ESTUDO FOI FEITO
O protocolo de treinamento do estudo durou 8 semanas e o exercício executado foi a cadeira extensora. Um dos grupos analisados realizou uma série até a exaustão numa intensidade 20% de 1RM (carga máxima para uma repetição completa do exercício executado) 30 segundos antes de iniciar cada sessão de treinamento. O outro grupo seguiu apenas o protocolo de treinamento sem a série adicional.
MOTIVOS ASSOCIADOS AO RESULTADO
Os cientistas envolvidos no estudo apontam que os resultados estão associados a um maior acúmulo de metabólitos causado pela série de exaustão, gerando um maior estímulo e recrutamento das fibras musculares do tipo II (maior potencial hipertrófico). Outro ponto destacado foi o aumento do volume do treino que a série até exaustão ocasionou, apesar da intensidade (carga utilizada) ter sido muito baixa.
FAÇA CORRETO
Para tentar replicar o conceito abordado, lembre-se de usar a mesma intensidade (20% de 1RM). No estudo, a série até a exaustão nesta intensidade, executada na cadeira extensora, totalizava aproximadamente 45-55 repetições.
REFERÊNCIA
Comentários