BETA-ALANINA, A NOVA CREATINA?
- Santiago Paes
- 27 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

A beta alanina é um aminoácido não essencial. Seu consumo, é capaz de aumentar a concentração do dipeptídeo carnosina, uma substância formada por outros dois aminoácidos: alanina e histidina. Com a carnosina ou L-carnosina em alta, a falha muscular demora mais para se desenvolver já que ela atua revertendo os danos na fibra muscular que ocorrem em exercícios cujo metabolismo é mediado principalmente pela utilização de glicose de forma anaeróbica (intensos estímulos musculares contínuos que duram até 4 minutos). Nesse sentido, ela já tem sido considerada um ergogenico nutricional (nutrientes que são capazes de aumentar a performance física da tarefa motora oriunda da contração muscular). Diante disso, ela já tem sido comparada a#creatina, um metabólito derivado dos aminoácidos arginina, glicina e metionina, que atua nos estoques que fosfocreatina musculares, cuja suplementação é comprovadamente capaz de aumentar o desempenho de atividades de potencia anaeróbica (atividades “explosivas”) como musculação, sprints de corrida (também chamados de “tiros”) e também a rapidez da regeneração dos estoques dessa forma de energia (ATP-CP). Postula-se que 400-800mg, ingeridos entre 4-8 vezes durante o dia, por individuos engajados em exercícios que contenham essas características [lutas, componentes explosivos de determinado esporte (sprints, arremates ao gol, saltos)] são capazes de aumentar a performance desportiva, tamponamento da acidez metabólica promovida pelo acúmulo de lactato e regeneração muscular intra e inter treinos.
Não esqueça, de monitorar as cargas de treinamento com seu professor de educação fisica e avaliar se há a necessidade da suplementação alimentar com seu nutricionista
Sua saúde vai lhe agradecer sempre que pensar nesses profissionais.
Referência:
Blancquaert, L.; Everaert, I.; Derave, W. Beta-alanine supplementation, muscle carnosine and exercise performance. Curr Opin Clin Nutr Metab Care 18:63-70; 2015.
Comentários