top of page

NÃO CONTE CALORIAS

  • Santiago Paes
  • 14 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

Embora o efeito termogênico dos alimentos represente cerca de 10-15% do gasto energético diário (o quanto de energia o organismo gasta para processar e metabolizar os alimentos ingeridos) esse não é (e não pode ser) considerado aspecto central do ganho de peso.

Tendo o foco voltado para esse argumento, de que maneira nosso corpo conseguiria gerar essa energia, caso outros sistemas não disponibilizassem um ambiente propício para que isso ocorresse?

E é exatamente a partir desse princípio, que qualquer intervenção voltada para o emagrecimento deve focar na melhoria do gradiente metabólico e não o gasto energético, aqui adiciona-se também o aspecto energético do exercício físico (que fique bem claro que não estamos relacionando as adaptações).

O racional é simples, como o metabolismo funcionaria adequadamente ao ponto de ser capaz de gerenciar o calor das reações provocadas pela interação bioquímica de utilização da gordura e glicose, se as rotas (inflamação, disfunção hormonal, rebaixamento imune, ineficiência enzimática e proteica) que levam a esse desfecho estão prejudicadas?

Pautado nisso, foque em como estratégias alimentares, psicológicas e de exercícios físicos, vão melhorar os sistemas metabólicos como um todo, e não pense no desfecho peso corporal ou calorias gastas (principalmente dos alimentos ingeridos ou da quantidade de exercício físico realizada).

O que é mais fácil? Andar vagarosamente transpondo obstáculos em uma via cheia de lixo, detritos ou objetos que bloqueiam a passagem, ou dedicar um tempo para limpá-los e depois de um tempo ter caminho livre para passear com seu carro?

Esse caminho livre é obtido pelas positivas adaptações de estratégias dietéticas que não pensam em calorias mas sim no conteúdo dos alimentos e sua repercussão a nível hormonal e inflamatório, o mesmo serve para o exercício físico. De modo contínuo e ininterrupto a aderência a essas boas práticas melhoraram os caminhos metabólicos de seu corpo, que de modo exponencial fará você perder peso e gordura corporal, independente de contar calorias.


Referência:

Dhurandhar NV et al. Energy balance measurement: when something is not better than nothing. International Journal of Obesity (2015) 39, 1109–1113.

 
 
 

Comentários


DESTAQUE
RECENTES
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2016 por CITIUS - EXERCÍCIO NUTRIÇÃO E RESULTADO

bottom of page