top of page

COMO OTIMIZAR SEU TREINO DE BRAÇOS?

  • Santiago Paes
  • 14 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

O estresse metabólico (aumento da quantidade de agentes bioquímicos desencadeados pelo movimento do exercício físico que geram sinais celulares para o crescimento da massa muscular) é apontado como principal gatilho para a hipertrofia muscular estimulada por exercícios de musculação. Em contrapartida, a elevação de hormônios como Gh e Testosterona, durante o treino não se mostram potencializadores dos ganhos!

Desde que adequadamente avaliados pelo teste de força máxima voluntária (RM) tanto exercícios físicos resistidos realizados com maior carga e menor número de repetições quanto menor carga e maior número de repetições são capazes de gerar um gradiente metabólico local que estimula os sinais hipertróficos da musculatura exercitada.

Mas será que a resposta hipertrófica é igual para ambos os tipos de treinamento entre os membros superiores e inferiores?

Estudo recentemente publicado no Physiological Reports, avaliou o efeito de um protocolo de exercícios tradicional de 8 semanas, realizado em maior volume (4 X 10-12 repts a 70%RM c/ 1min de descanso) e maior intensidade (4 X 3-5 repts a 90% RM c/ 3min de descanso) em indivíduos treinados.

Os participantes mantiveram suas rotinas tradicionais de alimentação.

Em síntese (o estudo fica disponível para download em nossa área acadêmica em www.citiusconsultoria.com) os principais resultados mostraram que o ganho de força no supino reto (peito) só aconteceu para aqueles que treinaram sob o protocolo de maior intensidade. Em membros inferiores, o ganho de força não foi diferente entre os protocolos. Interessantemente, não houve diferença entre a massa muscular total entre os protocolos, contudo isoladamente, os indivíduos que treinaram sob maior intensidade aumentaram 6% a massa muscular de braço.

Portanto, essa pode ser uma alternativa para aqueles indivíduos que tenham desproporções entre as medidas de braço em relação aos demais membros ou àqueles que almejam dar uma melhorada nesse segmento do shape!


Referência: Mangine GT et al. The effect of training volume and intensity on improvements in muscular strength and size in resistance-trained men. Physiol Rep, 3 (8), 2015, e12472.

 
 
 

Comentários


DESTAQUE
RECENTES
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2016 por CITIUS - EXERCÍCIO NUTRIÇÃO E RESULTADO

bottom of page