UMA ESTRATÉGIA SIMPLES PARA O EXERCÍCIO ACELERAR O SEU EMAGRECIMENTO
- Renato Bianchini
- 14 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Quem acompanha as publicações da Citius sabe os inúmeros benefícios da prática regular de exercício físico para o emagrecimento. Porém, é muito comum pessoas gerarem um instinto de compensação quando se exercitam. O que seria isso? É aquele famoso pensamento “hoje eu fui à academia, então eu posso comer mais um pouquinho”. O problema é que na maioria dos casos essa compensação é muito mal estimada.
Um estudo (Mookerjee et al., 2016) demonstrou que um treino de musculação composto de 5 exercícios (3 séries de cada) faz você gastar em média 88,3 kcal a mais do que se estivesse em repouso, e se caso você for um iniciante e fizer apenas uma série de cada exercício esse gasto cairia para 36,3 kcal. Muito pouco, não é mesmo?
Exercício físico não se resume ao gasto energético e gerar déficit calórico não deve ser o objetivo principal de sua prática. A musculação, por exemplo, gera adaptações ao corpo que favorecem muito ao emagrecimento que independem do gasto calórico.
O perigo está em você achar que uma sessão de treino como essa é tão desgastante que você deve ou pode se dar ao luxo de comer mais neste dia. Para você não cair nessa “emboscada psicológica”, o Dr. Spencer Nadolsky, especialista em emagrecimento, sugere uma estratégia bem simples: use o exercício físico como um investimento financeiro.
Quando investimos/poupamos dinheiro, estamos deixando de usar o dinheiro que sobra no final do mês para guardar. Se todo dinheiro que sobrasse fosse motivo para gastar mais, você nunca acumularia um patrimônio. O mesmo funciona para o exercício. Se toda vez que você fizer uma sessão de treino, você compensar as calorias gastas com a alimentação, o exercício perde sua eficiência de gasto energético. Você ainda terá os benefícios indiretos do exercício, porém perde uma chance de acelerar ainda mais o seu emagrecimento.
A conclusão é simples: alimente-se da mesma forma que você se alimentaria caso não tivesse realizado exercícios. Assim você garante que o exercício sempre será algo a mais.
Referência:
Mookerjee, S., Welikonich, M. J., & Ratamess, N. A. (2016). Comparison of Energy Expenditure During Single-Set vs. Multiple-Set Resistance Exercise. The Journal of Strength & Conditioning Research, 30(5), 1447-1452.
Comentários