COMO A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS IRÁ MELHORAR SEU METABOLISMO ?
- Santiago Paes
- 14 de out. de 2016
- 2 min de leitura

É comum escutar que de alguém que se exercita que os resultados não estão aparecendo. A modulação da melhora metabólica induzida pelo exercício é maior nos primeiros meses de prática. Para que os ganhos sejam mantidos e/ou potencializados é necessário que haja um incremento gradual nas variáveis que compõe o treinamento ( tempo, velocidade, carga, método de execução, etc). Contudo, independente disso, a prática será sempre melhor que a não prática, independente da modalidade realizada.
O estresse metabólico tanto agudo mas principalmente crônico, levam a uma “evolução” da capacidade de gerar mais e/ou novas proteínas e enzimas que controlam a magnitude do comando de gerenciamento de expressão e transcrição de diversos genes, o que ensina seu corpo a funcionar melhor e mais eficientemente, o que repercute positivamente no funcionamento de seu metabolismo (transformação da energia) e consequentemente melhoram sua saúde e composição corporal.
A partir do momento que aumenta-se a contração muscular e demanda de oxigênio, o gatilho celular de utilização de oxigênio para a transformação da energia seja ela a partir da glicose, gordura ou em alguns casos dos próprios aminoácidos, necessita ser melhorado para dar conta dessas “novas” necessidades. Concomitantemente, o aumento desse estresse oxidativo induz reações que ditam o grau de dano muscular, fadiga e reparação celular (por ex: peroxidação de lipídeos e proteínas, esse último responsável pelo grau de expressão de proteoma, o quanto o corpo precisa ajustar a produção/redução de proteínas para suportar a evolução do metabolismo).
Esse é apenas uma peça do quebra-cabeça que justifica o quanto é importante ser fisicamente ativo e progressivamente ajustar as cargas de treinamento. Assim, temos portanto dois principais responsáveis pelo grau das reações que melhorarão seu metabolismo através dos exercícios. O primeiro, é você mesmo! E o segundo aquele que irá adequadamente te treinar para isso. Valorize ambos!
Referência:
Petriz B et al. The Effects of Acute and Chronic Exercise on Skeletal Muscle Proteome. J Cell Physiol. 2016.
Comentários