top of page

COMO A FALTA DE ATIVIDADE FÍSICA AFETA NOSSO CORPO?

  • Santiago Paes
  • 14 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

O sedentarismo já é considerado um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular, a principal causa de morte no mundo atual. Mas mesmo assim, quase metade da população mundial é sedentária.

Mas como a falta de atividade física afeta nosso corpo? O gatilho é complexo, contudo vamos tentar elencar os principais mediadores.

O aumento do estresse oxidativo (aumento de especies reativas do oxigênio), aumenta a atividade inflamatória celular de baixo grau, reduzindo a sinalização hormonal. Paralelamente, do ponto de vista de massa muscular magra, a redução da atividade sinalizatória e enzimática do complexo mTOR e Akt leva a redução da capacidade de síntese de proteínas musculares e aumenta as taxas de catabolismo muscular, que retroalimentam a capacidade muscular de absorção de nutrientes (glicose e ácidos graxos), o que pode sobrecarregar a concentração sanguínea desse nutrientes o que compromete a atividade e liberação hormonal, principalmente de insulina e seu coadjuvante IGF-1, o que aumenta a capacidade catabólica muscular e consequentemente reduz ainda mais a capacidade metabólica do indivíduo.

Concomitantemente, a alteração metabólica e redução da capacidade anti-inflamatória, aumentam ainda mais a produção de espécies oxidantes, que aumentam a atividade do sistema pró-inflamatório NFkB, aumentam a resistência a insulina e também prejudicam a sinalização de IGF-1, reduzindo a fosforilação proteica da PI3K, reduzindo a atividade da Akt, vias “anabólicas” que quando reduzidas, aumentam a atividade das proteínas do sistema FOXO e ubiquitina-proteossoma, principais mediadores das sinalizações celulares para proteólise muscular (catabolismo muscular). Assim, a perda progressiva da capacidade metabólica e funcionalidade muscular aumentam a suscetibilidade ao desenvolvimento de doenças ou redução da saúde nas suas diversas esferas.

Qual é o motivo para ser sedentário? Procure um profissional de atividade física para reverter essa condição.


Referência:

Rudrappa SS et al. Human Skeletal Muscle Disuse Atrophy: Effects on Muscle Protein Synthesis, Breakdown, and Insulin Resistance—A Qualitative Review. Frontiers in Physiology. v.7, 2016.

 
 
 

Comentários


DESTAQUE
RECENTES
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2016 por CITIUS - EXERCÍCIO NUTRIÇÃO E RESULTADO

bottom of page