top of page

CAFEÍNA E HIPERTROFIA

  • Santiago Paes
  • 24 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

A cafeina é um agente molecular derivado das xantinas, muito utilizado por praticantes de atividade física que almejam aumentar a performance atlética e estética, por conta de seus efeitos retardo da fadiga, atividade termogênica e mobilização de ácidos graxos (gordura). Embora, o efeito a nível de gasto energético seja baixo (o que compele efeito controverso ao aspecto do uso para perda de peso), o uso associado a prática esportiva, se mostra ergogênica (aumenta a performance) principalmente por atuar como mimético a atuação nervosa simpática e também por aumentar o tempo de resistência a um dado esforço físico, principalmente os exigidos em exercícios aeróbicos. Embora, a magnitude dos efeitos seja também influenciada pela responsividade de cada indivíduo (tem gente que pode tomar a vontade que não fica ligada no 220 volts), ela também pode auxiliar no estado de alerta e cognição, entretanto em indivíduos ansiosos, seu consumo pode aumentar o estado de ansiedade.

Por conta desses efeitos, a cafeína é muito utilizada por corredores, ciclistas, nadadores e praticantes de exercícios cíclicos de maior duração (doses entre 3 a 6 mg/kg).

Ainda sobre uso no exercício, as evidências não suportam o efeito ergogênico da cafeína sobre a musculação. Embora, geralmente relacionada aos ganhos de força e desempenho nos exercícios resistidos, pouco se sabia sobre seu efeito molecular na atividade hipertrófica das células musculares. Para delírio dos Cyborgs marombeiros espartanos ginsu 2000, recentes estudos tem apontado que a cafeína parece exercer efeito na mobilização das vias moleculares associadas a hipertrofia muscular e também na atividade endócrina do músculo (SIM! o músculo libera hormônios), principalmente por melhorar a atividade autofágica muscular, reduzir a progressão de sarcopenia e aumentar a regeneração muscular. Embora, os efeitos tenham sido encontrados majoritariamente em estudos com modelo animal, possivelmente em breve os resultados poderão ser certificados em modelo humano...Enquanto isso, essa é mais uma evidência que a interação entre a alimentação ( lembre do seu nutricionista, hein?) e o treinamento físico (lembre do seu professor de educação física) formam o casal perfeito para seus resultados.


Referência: Dirks-Naylor Amie J., The benefits of coffee on skeletal muscle, Life Sciences 2015 Dec 15;143:182-6.

 
 
 

Comentários


DESTAQUE
RECENTES
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2016 por CITIUS - EXERCÍCIO NUTRIÇÃO E RESULTADO

bottom of page