POR QUE #30TODODIA?
- Santiago Paes
- 23 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a American College of Sports Medicine (ACSM), Escola Americana de Medicina do Esporte, bastam 30 minutos de atividade física todos os dias para prevenção de inúmeras doenças principalmente o sedentarismo que atualmente mata 30% mais que o tabagismo. Toda forma de incentivo e ação no que diz respeito ao incentivo à prática regular de exercício físico, é extremamente pertinente. Entretanto a banalização das condutas atreladas a prescrição de exercícios físicos deve ser evitada. Primeiramente, a diretriz do ACSM, visa o componente de saúde pública, ou seja, aumentar a prática diária de atividade física de moderada intensidade (ou diminuir o sedentarismo, já considerado principal fator de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares). Diante disso, é necessário entender que sim, de fato o organismo que se exercita habitualmente se beneficiará de uma série de benefícios metabólicos, que melhorarão sua saúde. Contudo o corpo se adapta àquela realidade! Diante disso é necessário traçar novas estratégias para manter a progressiva perpetuação desses benefícios (carga, volume, intensidade, descanso, periodização semanal, mensal e anual). No que tange a redução de peso corporal, a própria diretriz do ACSM, recomenda que o tempo de prática seja maior que 250 minutos semanais!
É importante lembrar que a melhora do funcionamento de diversos sistemas metabólicos [relacionados ao processamento de substratos energéticos (glicose, ác. Graxos, aminoácidos)] pode acontecer sem apresentar redução do peso corporal!
Diante dessas variáveis consulte um especialista para avaliar, manipular e orientar o seu programa de exercícios físicos!
Referências: Garber CE et al., American College of Sports Medicine position stand. Med Sci Sports Exerc. 2011 Jul;43(7):1334-59.
Paes ST et al. Efeitos Metabólicos do Exercício Físico na Obesidade Infantil: Uma visão Atual. Revista Paulista de Pediatria 2015;33(1).
Comentários