top of page

É VERDADE QUE O GANHO DE PESO COMEÇA NO INTESTINO?

  • Santiago Paes
  • 14 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

Muitos fatores estão envolvidos nas alterações metabólicas que levam ao ganho de peso/obesidade. Enquanto muitos ficam se gladiando pelo trono (um beijo Lord Jon Snow!), no sentido de prescrever o melhor exercício ou dieta para emagrecer outros avaliam quais vias metabólicas podem estar comprometidas e com isso desencadear a origem (se é que existe uma origem específica) da bola de neve que leva ao ganho peso.

O intestino é um forte candidato. E você achando que ele só servia para... Bom, além de intermediar a atividade nervosa de nosso corpo, liberar hormônios e principalmente regular a absorção dos nutrientes, ele abriga diversos microrganismos importantíssimos para o metabolismo em sua esfera inflamatória, imune e já descrita hormonal.

A microbiota intestinal rege a simbiose entre os trilhões de micróbios que residem em todo tratogastrointestinal.

Influências ambientais tais como a dieta, exercício e exposição durante a primeira infância (por ex: leite materno/positivamente e consumo de açúcares/ negativamente) pode afetar significativamente a composição da microbiota, promovendo o desequílibrio disbiótico entre algumas (principalmente firmicutes versus bacteriodetes) sendo isso uma possível peça inicial do quebra-cabeça que leva ao aumento da inflamação, resistência hormonal, aumento da adiposidade que potencializa a pró-inflamação por aumentar a liberação de adipocitocinas que de modo exponencial levam ao ganho de peso.

Em virtude disso, a capacidade da microbiota na regulação metabólica, função imune e deposição de gordura torna-o um alvo focal para a realização de intervenções voltada a perda sustentada e segura do peso.

E quais são os principais mediadores do controle de nossos bichinhos fofinhos (eu escolho você pikachu microbiótico!)? Alimentação (nesse caso, existem especificidades interessantes e alimentos modulatórios, quer saber quais? Utilize os produtos ...MENTIRA! Vá ao nutricionista especializado) e o exercício físico (olha o prof. de educação física aí gente!). Fica a dica intestinal!


Referência:

Nehra V et al. Gut Microbiota: Modulation of Host Physiology in Obesity. Physiology 31:327-335, 2016.

 
 
 

Comentários


DESTAQUE
RECENTES
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2016 por CITIUS - EXERCÍCIO NUTRIÇÃO E RESULTADO

bottom of page