MUSCULAÇÃO DURANTE A INFÂNCIA
- Santiago Paes
- 8 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Muitos ainda acreditam que a musculação só deve ser inserida na vida de uma pessoa após início da puberdade ou quando o indíviduo já atinge níveis maturacionais avançados.
Assim, tendo em vista essa afirmação o público infantil, mais precisamente das crianças talvez não seria contemplado por essas indicações.
Uma das justificativas, seria a de que crianças expostas precocemente ao treinamento de força/ musculação poderiam comprometer o crescimento devido a um possível acometimento das epífises dos ossos (espaço entre as articulações do ossos que ao longo do crescimento são preenchidos e “alongam/revestem” essas estruturas).
Pois bem, os estudos não mostram que isso acontece, ou seja, o trabalho de força/musculação não provocará esse possível prejuízo ao jovem praticante. Contudo dado o universo criativo infantil e também a redução da capacidade de concentração frente a uma dada tarefa algumas considerações podem ser realizadas.
A prática pode ser feita numa academia de ginástica por exemplo, todavia, o ambiente deve ser constituido de “fantasia, criatividade e desafio” o que leva ao gerenciamento de atividades de cunho lúdico cujo movimento requerido pela tarefa motora acione maiores componentes mecânicos de contração muscular (cabo de guerra, saltos verticais, andar com o colega nas costas, fazer o famoso carrinho de mão em duplas, etc).
Ou seja, a musculação vai depender mais de um componente criativo e motivacional que prenda a atenção e se torne prazeroso para a criança do que propriamente a preocupação com a valência física ou um possível dano osteoarticular causado por movimentos corporais/brincadeiras que necessitem de força. Portanto brincar de “musculação camuflada” não somente pode, mas como deve ser incentivada por pais e professores de educação física, visto os inúmeros benefícios. Bons treinos ou melhor boa diversão!
Referências:
Lloyd RS et al. Position statement on youth resistance training: the 2014 International Consensus. Br J Sports Med, 2013. 1-12.
Behringer M et al. Effects of Resistance Training in Children and Adolescents: A Meta-analysis. Pediatrics 2010;126:e1199–e1210
Comentários