MÉDICOS PRECISAM APRENDER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA?
- Santiago Paes
- 22 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Sim! É o que relata o editorial do British Journal of Sports Medicine publicado essa semana.
Nele, os autores (médicos) relatam que a maioria dos médicos britânicos estão pouco instruídos para lidar com o aumento da frequência de doenças relacionadas ao estilo de vida, ao menos na Grã-Bretanha. Não pela falta de conhecimento clínico ou técnico, mas pelo pouco conteúdo acerca da nutrição e exercício físico, como mediadores da saúde.
Embora, a prescrição seja necessariamente realizada por outros profissionais, é necessário um mínimo de entendimento sobre esses assuntos, para que orientações mínimas concernentes aos tema, assim como o adequado encaminhamento seja realizado.
Como proposta para suprir essa defasagem, uma das possibilidades seria a introdução de disciplinas curriculares nos cursos de medicina (baseadas em evidências), que possa contemplar, ao menos uma formação técnica e básica em atividade física ( e de certa forma, em nutrição também, haja visto a conjuntura de ambos) de modo a subsidiar melhor entendimento e conhecimento aos profissionais de medicina e garantir bons aconselhamentos e orientações aos pacientes.
Através dessa condição, acredita-se que essa capacitação poderia ajudá-los a orientar melhor pacientes obesos, hipertensos, diabéticos ou cardiometabólicos.
Tendo em vista que já perdemos a guerra para a obesidade, é de suma importância que profissionais da área de saúde, saibam “conversar a mesma língua” em prol da prevenção, tratamento e redução dos acometimentos fisiopatológicos do metabolismo. O inverso também é importante, profissionais de educação física também devem possuir o mínimo de expertise na área médica que garanta o entendimento sobre aspectos fisiológicos e bioquímicos de patologias ligadas ao desequilíbrio metabólico.
Já está na hora de despirmos da arrogância e vaidades pessoais e trabalharmos juntos em prol melhora da saúde pública. Será que o mesmo serviria para nosso país?
Osborne SA et al. Tomorrow's doctors want more teaching and training on physical activity for health. Br J Sports Med,out.2016.
Comentários