top of page

EXERCÍCIO AERÓBIO, MESMO SEM FAZER DIETA, EMAGRECE?

  • Santiago Paes
  • 19 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Estamos em um momento crítico no que tange a prescrição e valorização da prática regular de atividade física. Muito por conta do apelo estético e sensacionalismo visando atenção, curtidas e venda de livro. As justificativas pautam-se na premissa que exercícios físicos aeróbios “não emagrecem” e por conta disso é uma perda de tempo fazê-los. Isso me preocupa. Primeiro por que nosso metabolismo é marcado ao longo da vida, ou seja o comando que parte dos genes para a melhora das reações metabólicas (modulando aperda/ganho de peso e reduzindo doenças cardiometabólicas) é potencialimente estimulado dia após dia. Portanto ficar sem fazer nada (30-40% do mundo é sedentário), estimula seus genes a comandar o metabolismo negativamente, ou seja, não gera sinais para a produção de proteínas e enzimas para um melhor metabolismo. Sabe-se que dieta+exercícios aeróbios otimiza a perda de peso e que o exercício físico aeróbio também é capaz de fazê-lo até mesmo quando feito sem controle da dieta (isso não quer dizer que a dieta seja ruim ou restritiva, mas ela deve ser saudável; o que é saudável? Pergunte ao seu nutricionista). Todavia, em termos quantitativos estamos relatando valores entre 2-3% do peso. Dentro de uma ótica sensacionalista o cara vai rir da sua cara! Contudo dentro de uma visão holística do problema isso é uma GRANDE RESULTADO. Lembrando, que incrementalmente as cargas de treino serão ajustadas e consequentemente melhorarão o metabolismo e a médio/longo prazo ascendentemente melhorarão a saúde e emagrecimento (imagina quando associar ao ajuste da dieta!). O sensacionalista não fala que mesmo a perda de peso sendo baixa, há a programação positiva do metabolismo, redução da inflamação, redução da resistência insulínica, melhora da sinalização hormonal, da hemodinâmica cardiovascular. Mas o mais importante, a saúde, felicidade, bem-estar, sono, lembra-nos de amor a vida, nosso corpo e o prazer pela prática de exercícios. Pense nisso e continue estudando, isso sim é sensacional!


Referências: Thorogood A et al. Isolated aerobic exercise and weight loss: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Am J Med 2011; 124: 747–755. Alves JG et al. A 6-month exercise intervention among inactive and overweight favela-residing women in Brazil: the Caranguejo Exercise Trial. Am J Public Health 2009; 99: 76–80. Nishijima H et al. Effects of exercise in overweight Japanese with multiple cardiovascular risk factors. Med Sci Sports Exerc 2007; 39: 926–933. Donnelly JE et al. Aerobic exercise alone results in clinically significant weight loss for men and women: Midwest Exercise Trial 2. Obesity (Silver Spring) 2013; 21: E219–E228.

Ross R et al. Changing the endpoints for determining effective obesity management. Prog Cardiovasc Dis 2015; 57: 330–336.

 
 
 

Comentários


DESTAQUE
RECENTES
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2016 por CITIUS - EXERCÍCIO NUTRIÇÃO E RESULTADO

bottom of page