COMO MELHORAR OS RESULTADOS DO EXERCÍCIO FÍSICO?
- Santiago Paes
- 23 de set. de 2016
- 2 min de leitura

As diretrizes e consensos em saúde, são enfáticas em relatar que profissionais de saúde, devem orientar a população a realizar exercícios físicos. Contudo, somente o professor de educação física é capaz de avaliar, contextualizar e prescrever a atividade física mais indicada para cada um. Isso leva em consideração aspectos fisiológicos, osteomioarticulares, socioeconômicos e psicossociais (E você achando que é tudo receita de bolo do youtube ou de blogs hein? Tsc. Tsc, tsc…sabe de nada inocente).
Por conta dessa gama de aspectos envolvidos na escolha, segurança e aderência ao exercício físico e consequentemente ao estilo de vida saudável, órgãos de saúde pública e medicina já enaltecem que é de suma importância e necessário que seja desenvolvido diretrizes unica e exclusivamente voltadas a mudança do comportamento sedentário e que não são eficientes para a manutenção crônica do estilo de vida saudável.
Ou seja, fica nítido que isso é o principal mediador da melhora da saúde e proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiometabólicas. Uma vez que já perdemos a guerra mundial para obesidade e que mais de 40% da população do planeta Terra é sedentária.
Para que isso aconteça é necessário que se ponha em prática o que a literatura científica concernente ao tema já vem relatando a anos. Para que isso mude é preciso transcender o olhar do exercício físico para algo que transponha a falsa ideia de que o melhor exercício é aquele que gasta mais energia, seja ele intervalado ou não, ou aquele que modela melhor o shape, que aumente mais a massa muscular, e etc. O melhor exercício físico é aqule que você seja aderente, ou seja, que seja introduzido na sua vida praticamente todos os dias. E para que isso aconteça o profissional deve levar em consideração fatores negligenciados como motivação, comportamento, ambiente, nível socioeconômico e fatores psicossociais.
Faça a diferença!
Referência:
Stonerock GL, Blumenthal JA. Role Of Counseling To Promote Adherence In Healthy Lifestyle Medicine: Strategies to Improve Exercise Adherence and Enhance Physical Activity. Prog Cardiovasc Dis. 2016 Sep 14
Comentários