COMO A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA ESTÁ NOS ENGANANDO A MAIS DE MEIO SÉCULO
- Vitor Mendonça
- 21 de set. de 2016
- 1 min de leitura

E na semana passada foi noticiado um escândalo no meio científico. No importantíssimo Journal of the American Medical Association foi publicado um artigo baseado em documentos dos anos 50 e 60 onde mostra que ocorreu uma manipulação grosseira e fraudulenta das diretrizes alimentares (até hoje vigentes) através de influência (política e financeira) da Associação do Açúcar.
Documentos recentemente descobertos por um pesquisador da Universidade da Califórnia sugerem que cinco décadas de pesquisa sobre o papel da nutrição na doença cardíaca podem ter sido moldados em grande parte pela indústria do açúcar.
A indústria açucareira pagou uma BELA QUANTIA para cientistas minimizarem a ligação entre açúcar e doença cardíaca e promoverem a gordura saturada como a culpada em seu lugar. E o interessante é que um desses cientistas, alguns anos depois ajudou a elaborar as orientações dietéticas do governo americano, essas mesmas orientações que foram replicadas por outros países e estão em vigor até hoje. Depois que os artigos pagos pela indústria foram publicados, o debate sobre o açúcar e as doenças cardíacas se extinguiu, enquanto as dietas de baixa gordura ganharam o apoio de muitas autoridades.
Hoje, analisando toda a literatura científica disponível vemos que NÃO EXISTE associação entre consumo de gorduras saturadas e doenças cardíacas! E você ai rejeitando aquela deliciosa capa de gordura da picanha não é mesmo?
Referência: Kearns CE, Schmidt LA, Glantz SA. Sugar Industry and Coronary Heart Disease Research: A Historical Analysis of Internal Industry Documents. JAMA Intern Med. Published online September 12, 2016. doi:10.1001/jamainternmed.2016.5394.
Comentários