EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE?
- Santiago Paes
- 8 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Não! Ele não é garantia de saúde! Ele pode a vir a se tornar um meio de catalizá-la, contudo desde que realizado na regularmente na DOSE ideal. Qual a diferença entre o remédio e o veneno? Justamente a dosagem. E nesse processo? Quem seria o principal mediador? O profissional de educação física.
E qual seria o melhor exercício físico? Primeiramente, aquele cuja aderência será garantida, ou seja, escolher uma atividade física deve prioritariamente levar em consideração uma prática rotineira. Por exemplo, de nada adianta indicar a musculação, se a academia fica muito longe da morada do indivíduo. Ah! Mas existem academias ao ar livre.. O cara precisa pegar ônibus para chegar ao destino? O ponto de ônibus é perto de casa? Ele mora no alto do morro? Fora que gastar tempo somente pelo deslocamento até o local tende a ser desmotivante. Gosta de natação? Existem clubes gratuitos para se praticar? Não? Quanto é o custo mensal dessa modalidade? Para um aposentado pensionista isso vale o investimento?
Do ponto de vista de saúde, sem dúvida. Ele gastaria menos em remédio, melhorando seus sistemas fisiológicos através do exercício físico. Mas ele sabe disso? Hummm...Suponhamos que saiba, mas na prática a logística para se fazer exercícios compensaria o investimento?
É só caminhar na rua! Mas a rua tem buraco? Tem declive? é Larga? A pessoa tem vestimenta adequada? O bairro é violento? E o sol rachando? Está acima do peso ideal, possui comprometimento articular, biomecânica inadequada de passada/corrida. Hummmm?
Será que é por isso que metade da população mundial é sedentária? Ah mas é só fazer atividade física por mais de 150 min/sem para reduzir desenvolvimento de doença cardiovascular e 2X mais para perder peso! E os estudos que mostram que o tempo de atividade física quanto não melhora aptidão cardiorrespiratória não atenua comorbidade cardiometabólica?
Volto a perguntar, exercício físico é saúde? (...)
Nesse pensamento, seria a dose-resposta do exercício físico individualizado e contextualizado, um dos remédios para a obtenção de saúde. Acredito que sim. Mas porque somos tão sedentários? E porque o profissional de educação física é subvalorizado?
Yu R et al. Associations of cardiorespiratory fitness, physical activity, and obesity with metabolic syndrome in Hong Kong Chinese midlife women. BMC Public Health 2013, 13:614
Comentários