top of page

COMO OTIMIZAR A RECUPERAÇÃO PÓS-LESÃO ATRAVÉS DA DIETA

  • Santiago Paes
  • 7 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

A imobilização ou redução do movimento após uma lesão muscular pode levar a perda de massa muscular rápida e declínios na capacidade funcional, cuja magnitude dos efeitos é maior nas primeiras 1-2 semanas de imobilização do membro. A perda de massa muscular durante o desuso é atribuída principalmente a um declínio na taxa de sínte de proteína muscular basal e o desenvolvimento anabólico mediado pelo treino de musculação e ingestão proteica.

Ademais, os níveis reduzidos de consumo de energia (muitas vezes mediado tanto pela redução da mobilidade para preparar as refeições, quanto estratégias hipoenergéticas para controle do peso) durante a recuperação da lesão, pode dificultar a obtenção ótima de macronutrientes que sirvam tanto para reduzir o catabolismo/manter a massa magra quanto evitar o ganho de massa gorda.

Para isso a ingestão proteica elevada (1,6-2,5 g/kg/dia) pode ser necessária durante desuso. Estratificadas ao longo de 4-6x/dia, podendo o consumo/refeição atingir 20-35 g, de proteína de maior digestibilidade e elevado teor de leucina (2,5-3 g) . Uma boa ingestão de proteína no café da manhã e antes de dormir pode ser otimizada.

Compostos nutricionais específicos, tais como ácidos graxos ômega-3 e creatina, podem auxiliar na integridade muscular. A estimulação elétrica no local da lesão pode ser um meio alternativo de estimulação de contrações musculares involuntárias capazes de atenuar a perda de massa muscular/síntese de proteínas e auxiliar na recuperação da lesão.

Lembre-se que o descanso TAMBÉM FAZ PARTE DO TREINO, ele é um importante mediador da restauração metabólica e hormonal, cuja otimização está diretamente associada a eficiência da recuperação pós-exercício e consequente promoção de positivas adaptações a nível osteomioarticular de preservação da integridade neuromotora. Bons treinos!

Wall BT et al. Strategies to maintain skeletal muscle mass in the injured athlete: Nutritional considerations and exercise mimetics. European Journal of Sport Science.2015, 15:1, 53-62.


 
 
 

Comentários


DESTAQUE
RECENTES
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle

© 2016 por CITIUS - EXERCÍCIO NUTRIÇÃO E RESULTADO

bottom of page