CREATINA MELHORA COGNIÇÃO E TERMORREGULAÇÃO?
- Santiago Paes
- 15 de ago. de 2016
- 1 min de leitura

A creatina (Cr) é produzida no fígado ou obtida exogenamente a partir de alimentos, como a carne e peixe, ou suplementação. No corpo, 95% de Cr está localizado no sarcoplasma ou fosforilada (PCR) ou na forma livre (Cr). A PCR é essencial para a imediata refosforilação de difosfato de adenosina à ATP. A suplementação com Cr. A absorção de Cr é reforçada quando tomados em conjunto com carboidratos ou proteínas. A suplementação de Cr, aumenta sua concentração intramuscular e melhora o desempenho anaeróbio; No entanto, existem evidências de benefícios indiretos para exercícios aeróbios (seja em alta t°C ou não) através de uma melhora da recuperação muscular e efeito termorregulatório, ambos por conta de sua capacidade de retenção hídrica. Contudo, a magnitude do efeito da Cr depende de vários fatores, como a dosagem, responsividade, idade, tipo de fibra muscular predominante da modalidade e dieta. No âmbito clínico, ela também é recomendada em casos cujos sintomas envolvam redução da força e massa muscular e capacidade funcional.
Interessantemente, estudos atuais tem sugerido que o consumo de Cr parece exercer efeito positivo sobre a privação do sono e desempenho cognitivo. Ou seja, pessoas que dormem pouco ou apresentam rotinas irregulares de sono, pelo menos do ponto de vista cognitivo, podem inibir uma possível redução da capacidade cognitiva (vulgo “lerdeza e ficar viajando”) no subsequente dia, ao consumir Cr. Mais um possível efeito ergogênico positivo, dessa substância comprovadamente apontada como o principal agente relacionado a melhora do desempenho físico, e agora talvez psicofísico!
Twycross-Lewis R et al.The effects of creatine supplementation on thermoregulation and physical (cognitive) performance: a review and future prospects. Amino Acids. 2016 Aug;48(8):1843-55.
Comentários