LEITE E HIPERTROFIA
- Santiago Paes
- 27 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

Que o leite é um excepcional alimento não há dúvidas. Dentro os diversos benefícios (por ex: concentração de mineral calcio, presença de imunoglobulinas), o potencial anabólico do leite também merece destaque. Além de ser um dos mais importantes hidratantes (chupa gatorade), visto que quase 90% do leite é agua, é rico em leucina, o aminoacido mais anabólico que existe. O que compele o consumo do leite, um excelente alimento protéico para potencialização dahipertrofia muscular, principalmente quando ingerido pós-treinamento de musculacao. Wilkinson et al. (2007), demonstraram que o consumo de 500ml de leite desnatado, foi capaz de gerar 200% a mais de taxa fracional de síntese de proteínas musculares, até 3 horas após a batalha (rs), quando comparada somente ao treino de musculação.
As diretrizes nutricionais esportivas, recomendam o consumo de leite, entre os alimentos proteicos de alto valor biológico, como potenciais no que concerne a otimização do ganho de massa muscular para os marombeiros! Entenda, que não será o leite capaz de sobrepor seu treino meia-bomba ( sem a avaliação do educador fisico ou personal trainer), ou a dieta da sua cabeça ( sem a expertise do nutricionista) que conseguirão atingir os resultados prometidos! Portanto, senso crítico sempre!
Referência: Wilkinson S. B et al., Consumption of fluid skim milk promotes greater muscle protein accretion after resistance exercise than does consumption of an isonitrogenous and isoenergetic soy-protein beverage. Am J Clin Nutr 2007;85:1031–40
Comentários