AÇUCAR: O DOCE VENENO PARA A SAÚDE
- Santiago Paes
- 27 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

O Dietary Guidelines for Americans foi criado pelo departamento de Saúde e Serviços Humanos e Agricultura dos EUA e foi atualizado em 2016. As orientações destinam-se a ajudar os americanos a tornar mais saudável a escolha de alimentos e bebidas. Isto é importante porque 2 em cada 3 americanos estão com sobrepeso ou obesos, e a obesidade é uma das causas mais importantes de desenvolvimento de doenças evitáveis como ataque cardíaco e derrame. Um resumo destas diretrizes foi publicado no 02 de fevereiro de 2016, no Journal of American Medical Association.
O que chama a atenção nesta atualização é a importância dada pela a redução do consumo de açucar adicionado aos alimentos, contidos em refrigerantes, lanches, doces, biscoitos e etc. Já era hora, visto que o consumo de açucar já era apontado por pesquisadores como o principal responsável pelo aumento do consumo energético diário. Embora esse fator não possa ser considerado o aspecto principal na gênese da obesidade. Ele de fato representa um importante aspecto a ser combatido. O que são "açúcares adicionados"? Açúcares adicionados refere-se a qualquer tipo de açúcar que é adicionado a um determinado alimento, além dos açúcares que já ocorrem naturalmente. Por exemplo, o chocolate ao leite contém açúcar natural do leite (lactose), entretanto recebe a adição de açúcares refinados na calda do chocolate. Alimentos com uma elevada quantidade de açúcares adicionados tendem a ser elevados em calorias e pobre em nutrientes. Reduzindo a quantidade de açúcares adicionados em sua dieta pode auxiliar no emagrecimento e diminuição do risco de doenças cardiometabólicas. A diretriz de 2015-2020 recomenda limitar ingestão de açúcares adicionados a 10% do total de calorias diárias (~50g). Se você consumir mais açúcar do que isso, torna-se mais difícil obter o suficiente dos outros nutrientes sem consumir muitas calorias.
Dicas para limitar a ingestão de açúcares adicionados incluem - Beba água ou bebidas sem calorias em vez de refrigerante; - Substitua doces e lanches açucarados com opções mais saudáveis - Aprenda a identificar alimentos com açúcares adicionados através dos rótulos constantes no produto.
- Evite os alimentos que contenham qualquer um dos seguintes 3 primeiros ingredientes listados no conteúdo do alimento: açucar, sacarose, xarope de milho, dextrose, melaço Entenda que não existe alimento ruim, existem condições alimentares que devem ser avaliadas e adequadas pelo nutricionista, de acordo com sua necessidade. Invista em saúde valorize a intervenção de bons profissionais, não ache desnecessário marcar uma consulta, você irá se surpreender, com o universo de possibilidades e o mais importante o aprendizado que irá obter.
Referência: Frank A. P. e Clegg, D. J. Dietary Guidelines for Americans—Eat Less Sugar. JAMA March 15, 2016, v.315, n. 11.
Comentários