PORQUE ATUALMENTE É IMPOSSÍVEL SER VEGETARIANO?
- Santiago Paes
- 29 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

As plantas formam a base de toda a cadeia alimentar da cadeia alimentar (também chamado ciclo alimentar). As plantas usam a luz solar disponível para converter água do dióxido de solo e de carbono do ar em glicose, que lhes dá a energia de que necessitam para viver. Ao contrário das plantas, os animais não podem sintetizar seu próprio alimento. Eles sobrevivem comendo plantas ou outros animais.
Portanto, os animais comem plantas.
Sabe aquela afirmação "você é o que você come"? Digamos que em vez do "que" somos", quem" nós comemos.
Isso faz com que essa alegação se torne mais pessoal não? E também implica que os seres que nós fazemos a nossa comida não são apenas coisas.
Como a nossa comida vive ou morre, importa sim! Se nós somos o que nós comemos, nossa comida é o que a nossa comida come também. Isso significa que somos o que nossos alimentos come em igual medida (#papofilosofico)
As plantas adquirem nutrientes do solo, a qual é composta, entre outras coisas, de variados restos orgânicos de plantas e animais. Assim, mesmo aqueles que assumem que vivem apenas em uma dieta baseada em plantas, e nada advindo de animais, portanto dado o raciocínio também come restos de animais.
É por isso que é impossível de ser um vegetariano! Nos diversos sentidos da palavra.
Além do "vegetariano", inclui nessa linha de pensamento o "vegano" (não come absolutamente nada advindo de animal: mel, leite, etc).
Por exemplo, muitos vegetarianos citar a senciência dos animais como uma razão para se abster de comê-los. Mas há boas razões para acreditar que as plantas são sencientes, também. Em outras palavras, eles estão bem conscientes e sensíveis aos seus arredores, e elas respondem, em espécie, para ambas as experiências agradáveis e desagradáveis. Estudos de mostram que as plantas também compartilham de nossos cinco sentidos, além disso, mostram-se possuir algo em torno de 20 ou mais. Elas possuem um sistema de processamento de informação hormonal que é homóloga a rede neural dos animais. Portanto, elas exibem claros sinais de auto-consciência e intencionalidade. E elas podem até aprender e ensinar. Ou seja, comer a planta porque você acha que ela não apresenta emoção ou consciência das coisas, é uma afirmação que deve ser mais profundamente analisada.
Vamos ver a nossa relação com a nossa comida de uma maneira diferente, levando-se em consideração o fato de que somos parte de uma comunidade de seres vivos - vegetal e animal - que habitam o lugar que nós fazemos a nossa casa.
Nós somos comedores, sim, e também podemos ser comidos ou melhor decompostos. Ou seja, também somos parte da cadeia alimentar! E o bem-estar de cada um é dependente do bem-estar de todos.
A partir desta perspectiva, autores como Glenn Albrecht, acreditam que o melhor termo deveria ser o "simbiotarismo" (que vem do grego, viver juntos)
A simbiocultura portanto seria uma forma de agricultura sustentável. É uma maneira orgânica e biodinâmica da agricultura que é consistente com a saúde dos ecossistemas inteiros que permitiria comer em harmonia com seu ecossistema. Assim, o bem-estar da nossa alimentação, e também nosso próprio bem-estar, seria uma função da saúde da terra.
Além disso, entende-se que para que nossas necessidades sejam satisfeitas, as necessidades e interesses da terra devem vir em primeiro lugar. E em áreas onde é proibitivamente difícil adquirir gorduras essenciais por exemplo, isso poderia incluir formas de uso de animais, o mesmo acontecendo para a carne, esterco e assim por diante.
Portanto, acredita-se que toda a vida esteja vinculada conjuntamente a uma complexa rede de relações interdependentes entre indivíduos, espécies e ecossistemas inteiros. Cada um de nós toma emprestado, usa e devolve nutrientes da natureza. Este ciclo é o que permite que a vida continue, que o solo seja rico e fértil porque, para isso, deve ser cheio de restos decompostos dos animais mortos, juntamente com os resíduos dos vivos. O que dá um novo sentido ao vegetarianismo ou veganismo! Polêmico não?
https://theconversation.com/why-its-impossible-to-actually-be-a-vegetarian-5
Comentários